Concurso público: por que ler o edital?

Um concurso público pode definir o futuro de quem faz de tudo para passar pelo certame. Apesar da grande competitividade entre os candidatos, não é impossível ser aprovado em uma prova.

Diariamente, recebemos a notícia de um conhecido ou outro que fala ter passado em um concurso público e se tornou funcionário ou funcionária pública.

Mas tem um detalhe para os concurseiros, principalmente quando são iniciantes, que é ler o edital do concurso. Este, pode ser um divisor de águas na busca por recursos ou validação de qualquer eventual problema que aconteça em alguma das fases do concurso público.

O que tem de tão relevante no edital de concurso público?

Através do edital do seu concurso, você consegue observar as informações, relacionadas às regras da prova, além das datas e horários para a realização do exame.

Fora isso, tem também os pré-requisitos que o candidato deve ter, assim como os critérios de desempate que podem ser fundamentais para fazer um candidato subir – e muito -, nas colocações dos aprovados.

Por esses e outros motivos, é muito importante que o concurseiro, que já vem estudando de forma rigorosa para passar na prova, não tenha preguiça de ler o edital, por mais cansativo que ele seja. Claro, essa é uma das realidades dos editais.

E como devo ler um edital de concurso público corretamente?

O primeiro ponto é verificar se o concurso oferece mesmo, as vagas de seu interesse. É primordial que você veja isso logo, antes de fazer a inscrição. Até porque, ninguém quer passar naquilo que não gosta ou viver uma vida sem ter prazer no trabalho.

O segundo ponto, é verificar quando a prova será aplicada, o que é permitido levar e quais são os ítens obrigatórios. Não deixe de ver também o horário que a prova será realizada.

Observe quais são as matérias que vão cair na prova. É importante, nesta etapa, que você estude exatamente o que pretende cair no seu exame. Assim, você terá mais chances de passar no concurso público.

Mas não esqueça o que dizem os especialistas, é interessante que você estude bem antes do edital sair, para aumentar as suas chances de ser aprovado. Professores da área dizem que é interessante estudar através do edital anterior e complementar, o que tiver no novo edital.

E, por fim, depois que ler o edital completo, estará apto e tendo a certeza que qualquer contraponto que estiver errado na hora da prova, assim como cobranças de matérias que não estavam presentes no edital ou qualquer irregularidade no decorrer do certame, você terá embasamento para entrar com recurso ou até mesmo acionar a justiça através do seu advogado para lutar por seus direitos!

Deixe um comentário