Concurso público: quando entrar com recurso contra gabarito?

Passar em um concurso público é uma missão, que não é impossível. Mas é necessário ter dedicação, muito estudo e foco para chegar no objetivo final. Mas e quando você bate na trave? Não dá uma raiva danada da banca que anulou a questão? 

Às vezes, o gabarito também pode falhar, dando uma questão que você acertaria, mas lá está marcada como algo errado. Isso é uma realidade de muitos concurseiros no Brasil. Mal sabem eles, que é possível contestar o gabarito e isso deve ser feito.

Prestar um concurso público é uma ótima oportunidade para quem deseja estabilidade no Brasil. Todos os meses, diversos editais surgem para diversas áreas e carreiras, assim como as carreiras policiais, tribunal, fiscal, magistratura, promotoria, entre outras áreas específicas.

Como identificar uma possibilidade de recurso contra questões em concurso público?

Caso você se depare com alguma questão que está de contra o que estabelece a lei, doutrina ou jurisprudência, a qual você acertou e a banca deu como “errada”, pode ser a hora de entrar com recurso.

Não esqueça, você correu muito para conquistar isso, seria complicado não contestar por uma questão que você tem a certeza que não está de acordo com os padrões, dentro da legalidade.

E os editais de concurso público?

Eles também podem ser impugnados. Se algum certame estiver em desacordo com a legalidade ou a lei, ou até mesmo à moralidade ou algum outro fator que, de algum modo, esteja de desacordo com a função do cargo a ser exercido durante a função, a qual o concurso está sendo efetivado.

Você pode exercer o seu direito de petição! Está na constituição, insculpido no artigo 5° da Constituição Federal de 1988.

Vale a pena entrar com recurso?

Mesmo sendo complicado, em determinados momentos e não surtindo efeito sob a sua aprovação, recorrer em uma situação pode melhorar a sua nota. É desta forma, que muita gente que seria reprovada, passa a constar na lista de aprovados. 

Por isso, se vê algo errado, não deixe de contestar! Pode fazer o bem a você e a quem está sonhando pela vaga também. 

Deixe um comentário