Como mudar de nome? Isso é possível?

Fonte: Pixabay

E se você me perguntasse: como mudar meu nome? Eu diria que essa é uma decisão difícil e que é necessário pensar em algumas considerações.

Sei que não somos psicólogos, mas precisamos que você se faça essa pergunta. Por que esse desejo? Calma, não é um julgamento, apenas uma indagação. Mudar o nome é algo permanente e que você pode se arrepender no futuro. Por isso, nós precisamos te explicar algumas coisas.

A lei permite que eu mude meu nome?

A lei permite que você mude seu nome a partir da maioridade. É necessário ter 18 anos completos. O solicitante deve pedir à justiça a mudança do nome e comparecer em um cartório para justificar o motivo da mudança.

Na legislação brasileira, de forma legal, a alteração do nome é permitida uma única vez. Vale ressaltar que o processo deve ser registrado na Vara de Registros Públicos. O CPF deve estar regularizado. O acompanhamento de um advogado nesse processo é muito importante para o andamento do mesmo.

Demora para mudar de nome?

Se a mudança for mais simples, como a mudança de prenome, o processo pode durar de 3 a 6 meses para ser concretizado. Em sua forma mais complexa, que é a mudança também do sobrenome, o processo demora de 6 meses a 1 ano.

A mudança é gratuita? Os cartórios cobram valores diferentes para fazer a alteração do registro civil e a emissão dos documentos necessários em cada estado.

Pessoas que sofrem constrangimento por causa do nome, ou em situação de adoção, mudança de sexo ou transtorno de identidade de gênero são alguns dos casos em que mudar o próprio nome é possível legalmente.

Conselho do advogado

Antes de mudar de nome, veja se você está apto para realizar o ato e se é isso mesmo o que deseja. O procedimento não é tão simples quanto parece e ninguém pode garantir que o solicitante venha a se arrepender por algum motivo. Então, se for mudar de nome. Busque um apoio, converse com um profissional qualificado e especialista no assunto para que tudo saia da maneira mais certa possível.

Deixe um comentário