Golpes na internet: saiba como se proteger contra hackers

Fonte: PixaBay

Ultimamente nós temos ouvido diversos relatos de golpes pela internet. Durante a pandemia, isso foi um assunto muito falado entre programas de rádio, TV e portais. Mas como se proteger dessas ameaças? Como os golpistas agem? Como se proteger de um golpe pela internet ou aplicativo?

Bem, para se proteger de golpes pela internet o usuário tem que ficar ligado como os golpistas agem. Além disso, existem alguns ‘macetes’ no celular e no computador para que a pessoa não caia numa cilada. 

  1. Um dos mais populares em 2021

Por exemplo, um golpe clássico que é super comum nos dias de hoje é o ‘Golpe do Whatsapp’. O que acontece? O golpista, geralmente, se passa por uma empresa e oferece alguma promoção ou vantagem ao consumidor. Mas para que a “promoção” seja confirmada, o criminoso pede para que a vítima envie um “código” enviado via SMS. Na realidade, o código é o da liberação para que o infrator possa entrar no aplicativo da vítima através do celular dele. 

O golpista geralmente pede dinheiro emprestado aos amigos da vítima ou pede até um resgate para que ela tenha seu acesso ao aplicativo de volta. É triste, né?

Mas como se proteger desse golpe? O ideal é adicionar a verificação de duas etapas. Isso pode ser feito através do menu de configurações do próprio aplicativo. O usuário vai em conta e segue o passo a passo da verificação de duas etapas. Além disso, é importante verificar se aquela empresa que está falando com você é real e não enviar os códigos que chegam na caixa de mensagens (SMS) que são solicitados.

2. Golpe do site falso

Esse aí confunde a cabeça de muita gente. Neste tipo de golpe, os criminosos enviam um link para a possível vítima com o URL bem parecido com o do site original. No entanto, a aparência do site é a mesma. Em boa parte dos casos, os criminosos enviam o endereço do site por e-mail.

O objetivo é pegar dados do cartão ou que a compra seja feita em um sistema de pagamento, mas o valor seja direcionado à conta do golpista. 

3. O grande prêmio ou vantagem

Novamente os criminosos atacam via SMS ou mensagens de Whastapp e e-mail. Eles enviam uma mensagem falando que você ganhou um prêmio ou foi contemplado com algum tipo de auxílio. Geralmente, os golpistas se passam por bancos oferecendo auxílio emergencial ou falsas empresas dizendo que você foi contemplado com um cupom de compras, por exemplo. Mas quando você clica no link, ele leva o usuário a baixar um arquivo malicioso que tem o objetivo de roubar dados de quem o baixou.

Como se proteger de todos esses golpes? 

Não tem muitos segredos ou arrodeios. Faça verificações e autenticações nos aplicativos, tenha um bom antivírus no computador e, se possível, no celular. Não clique em links que não conhece, verifique se o link do site que está acessando é um endereço seguro, através do cadeado que fica na URL, mantenha seus arquivos na nuvem para protegê-los e sempre atualize o seu sistema.

Mas e se você já foi vítima do golpe. O que fazer?

O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Mesmo sendo difícil encontrar o IP (um tipo de RG e CPF digital) do golpista, não é impossível. Após o boletim em mãos, caso o criminoso seja identificado, ele pode ser responsabilizado.

O criminoso que aplica golpes pela internet ou aplicativos de celular pode ser autuado por estelionato. Além de reparar a vítima pelo dano sofrido.

Gostou desse conteúdo? Compartilha com os seus amigos e familiares! Ficaremos muito felizes em poder ajudar mais pessoas por aí.

Deixe um comentário