Posso dar entrada na aposentadoria sem advogado?

O Brasil possui mais de 21 milhões de aposentados pelo INSS. Ao todo, o INSS protege 70 milhões de trabalhadores.

No entanto, o número alto de aposentados no país e de beneficiários, faz com que a aposentadoria seja uma corrida contra o tempo, já que existe a tramitação de leis propostas por alguns deputados, com a intenção de aumentar a rigidez desta solicitação.

“A burocracia, que deveria ser a mínima possível, ainda existe para que uma pessoa se aposente no país. É só ir até uma fila do INSS e constatar as dificuldades enfrentadas por parte da população”, expôs a advogada especialista em Direito Previdenciário, Rayanne Guimarães.

Com o avanço da tecnologia, quase tudo do INSS pode ser solicitado através da internet, inclusive, as aposentadorias e pensões.

No entanto, nem sempre as pessoas conseguem ter êxito quando buscam pelo órgão. Mas sim, é possível dar entrada na aposentadoria sozinho. Porém, em algumas situações, o mais correto a ser feito, é buscar por um advogado, para receber orientações.

“O advogado especialista na área vai ajudar no planejamento para pedir a aposentadoria. Algumas situações, como a falta de contribuições suficientes para se aposentar, perda de carteira de trabalho, quando o INSS não considera determinado tempo de contribuição, além do surgimento de novas regras, podem ser difíceis de resolver, se você não tiver a orientação adequada”, explicou Rayanne.

Uma outra razão para você buscar o direcionamento de um advogado é para descobrir qual é o melhor benefício para você, em determinado momento.

“É interessante fazer a análise da vida da pessoa. Até porque existem várias modalidades de aposentadoria e é necessário identificar o que será mais vantajoso para determinada pessoa. Algumas regras, inclusive, foram modificadas com a reforma da previdência, que muitas vezes passam despercebidas pelos usuário”, completou.

Deixe um comentário