Como solicitar a aposentadoria em 2022?

Aqueles trabalhadores que querem se aposentar, em 2022, devem ficar atentos a algumas regras. Existem algumas modalidades de aposentadoria que possuem particularidades, mas não é só isso. O trabalhador deve observar também as regras de transição.

Em 2019, a reforma da previdência foi aprovada. Durante o ato, foram criadas regras de transição para aqueles que já contribuíram com o INSS, antes fossem definidas novas regras para o trabalhador garantir a aposentadoria.

Segundo o próprio texto estabelecido pela reforma da previdência, as regras de transição são modificadas ano a ano. É necessário que o trabalhador tenha atenção nestes períodos, antes mesmo de dar entrada no benefício.

O que seriam as regras de transição?

Aquelas pessoas que já entregavam parte de sua contribuição ao INSS, antes da aprovação da reforma da previdência, podem se beneficiar das regras de transição.

Neste caso, o objetivo é fazer com que o trabalhador se aposente mais cedo, antes de possuir a idade que foi elencada pela reforma.

Se você está buscando pela aposentadoria em 2022, observe qual é a regra de transição mais vantajosa para sua situação.

Aposentadoria por idade

A reforma da previdência estabelece que sejam acrescidos seis meses, a cada ano, para as mulheres, até que completem 62 anos, em 2023. Com isso, as mulheres que desejam dar entrada na aposentadoria, neste ano ainda, precisam ter no mínimo 61 anos de idade.

Já com relação aos homens, não houve alterações significativas. Aposentadoria por idade, permanece sendo no mínimo de 65 anos.

As regras de contribuição, tanto para homens quanto para mulheres, permanecem mínimas de 15 anos.

Aposentadoria por idade mínima, mais o tempo de contribuição

Foram acrescentados seis meses de idade à regra de transição, em 2022, além do tempo de contribuição. Neste caso, os homens precisam de 62 anos e seis meses de idade. Já as mulheres necessitam de 57 anos e seis meses de idade.

É interessante destacar, que o trabalhador deve ter uma idade mínima para solicitar aposentadoria. O período mínimo de contribuição para mulheres é de 30 anos. Para homens, de 35.

O acréscimo de seis meses, anualmente, corresponde as novas regras da previdência. Essa reforma definir o que seria adicionado seis meses as idades mínimas, por ano, até que as mulheres atingissem 62 anos e 65 anos para homens, em 2031.

Mas como toda regra existem exceções, essa vale para os professores que tenho trabalhado de forma exclusiva, com o ensino infantil, fundamental e médio.

Esse público terá uma redução de cinco anos de idade mínima. Ou seja, neste ano de 2022, as mulheres precisam ter 52 anos e seis meses de idade. Já os homens devem ter 57 anos e seis meses.

Aposentadoria por sistema de pontos

O sistema de pontos da aposentadoria, tem relação com a soma de idade do contribuinte, mas o seu tempo de contribuição a previdência social. Funciona como uma média, na soma geral desses dois fatores, para que o contribuinte consiga atingir o benefício.

Este ano de 2022, para dar entrada na aposentadoria, é necessário que as mulheres tenham, no mínimo, 89 pontos de forma acumulada em no mínimo 30 anos de contribuição.

Já os homens, precisam de acumulação de 99 pontos, sendo no mínimo 35 anos de contribuição.

Conclusão

Se você está procurando saber como se aposentar em 2022, vale a pena conversar com um advogado especialista em Direito previdenciário. Com ele, você poderá tirar todas as suas dúvidas e dirimir qualquer situação que seja necessária.

Neste caso, um advogado de sua confiança te dar o passo a passo e poderá te auxiliar no processo de aposentadoria.

Vale ressaltar, que tudo vai de acordo com o seu perfil e a sua situação atual. Portanto, espaço todos os itens necessários para dar entrada na aposentadoria!

Deixe um comentário